Apesar de a maioria das pessoas relacionarem a dor anal e a ardência no ânus a hemorroida, há uma série de outros problemas que também causam estes sintomas. Algumas dessas doenças são bastante comuns, já outras apresentam um grau de urgência no tratamento. Por isso é muito importante saber as causas. O clínico geral, Dr. Arthur Frazão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte listou as doenças mais comuns relacionadas a estes sintomas.
HEMORROIDAS
É claro que estes são os principais sintomas do desenvolvimento de hemorroidas. Essa dorzinha chata, incomoda muito ao sentar. Se for hemorroidas, é possível que além de ardência e dor a pessoa sinta também muita coceira local. Haverá também um inchaço bastante preocupante na região.
FISSURA ANAL
Se a dor e ardência vierem acompanhadas por sangramento durante a evacuação, pode ser um sinal de fissura anal que acomete tanto adultos quanto crianças. Com a passagem das fezes pela fissura há uma forte ardência e queimação. Normalmente, a fissura passa sozinha sem necessitar de qualquer tipo de tratamento.Nas mulheres, há a possibilidade de estar com endometriose intestinal. A dor surgirá durante a menstruação e neste caso é recomendado fazer uma consulta no ginecologista o mais rápido possível. De acordo com a ginecologista Dr. Sheila Sedicias, colunista do site Tua Saúde, a endometriose intestinal é uma doença na qual o endométrio, que é o tecido que reveste o útero, se desenvolve à volta das paredes do intestino. Isso dificulta o funcionamento intestinal e causa intensa dor abdominal e no ânus, especialmente durante a menstruação.
MICOSE
Uma micose anal, é uma infecção da região causada por fungos. Esse problema pode causar dores, coceira e ardência. Há também muita vermelhidão na região das nádegas. A dor é intensa principalmente quando a pessoa vai limpar-se. Neste caso recomenda-se o uso de ducha ao invés de papel higiênico. O tratamento requer a aplicação de um creme fungicida sobre a área afetada até a desaparição dos sintomas.
TUMOR
Um tumor pode causar uma dor intensa que se agrava progressivamente. O câncer retal pode causar uma obstrução do reto. A causa real do câncer retal é desconhecida, mas é observado frequentemente em idosos.
FONTE:http://diariodebiologia.com